As cicatrizes são marcas que aparecem na pele como parte do processo de cura de machucados decorrentes de acidentes, cirurgias ou doenças. Elas podem ter diferentes cores, formas, tamanhos e profundidades, e resultam da remodelação do colágeno na derme.
Quando acontece a ruptura da derme, o colágeno se remodela de maneira que a lesão do local ferido seja fechada, até que as células se regenerem. O processo de cicatrização pode acabar deixando marcas maiores ou menores, isso depende da causa e local do trauma.
O tratamento para cicatrizes é específico para cada caso e pode envolver o uso de cremes, laser ou cirurgias plásticas, dependendo da causa e local da lesão. A intervenção precoce é recomendada para melhores resultados estéticos e fisiológicos.
No Consultório Dermatológico, o paciente encontra diversas opções de tratamento não cirúrgico, que podem ajudar a diminuir a hipertrofia, edema e vermelhidão da cicatriz. Em
casos de cicatrizes hipertróficas ou queloideanas, a infiltração local com corticoide pode ser indicada.
Existem vários protocolos de tratamento para melhorar a aparência da cicatriz, deixando a menor, com boa mobilidade e mais fina. Isso inclui o Peeling Químico, o Microagulhamento, o Laser Fracionado e o MMP®.
É importante destacar que cada tipo de cicatriz requer um tratamento específico, e que é fundamental consultar um Dermatologista para obter os melhores resultados.
Grupo Caroline Antunes – 2025 – Todos os Direitos
Sardagna Web – Agência Digital
Grupo Caroline Antunes
Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas!
Olá, como posso te ajudar? ☺️
Enviar mensagem.