Entenda como funciona um tratamento para estrias!

Tratamento para estrias: saiba como revigorar sua pele

Um tratamento para estrias tem o poder de ajudar muitas mulheres que tem sua autoestima e confiança abaladas por essas marcas.

Isso porque as estrias, muitas vezes resultantes de mudanças corporais como crescimento rápido, gravidez ou oscilações de peso, podem gerar insegurança e desconforto.

Logo, o tratamento para estrias surge como uma esperança para ter melhorias físicas visíveis e restaurar o bem-estar.

Vamos conhecer quais são as opções disponíveis hoje em dia?

 

Conquiste uma pele mais saudável e radiante com o Grupo Caroline Antunes. Marque sua consulta agora mesmo.

 

Tratamento para estrias: o que, afinal, são estrias?

As estrias são cicatrizes na pele que surgem quando há um estiramento excessivo e rápido da derme, a camada intermediária da pele. 

Elas se manifestam como linhas finas, geralmente com tonalidade avermelhada, roxa ou esbranquiçada, e podem ocorrer em diferentes regiões do corpo, como abdômen, coxas, glúteos, seios e braços.

Essas marcas são resultado da ruptura das fibras elásticas e de colágeno da pele, causadas por mudanças bruscas no corpo, como:

  • crescimento rápido durante a adolescência;
  • ganho de peso;
  • gravidez;
  • uso prolongado de corticoides;
  • condições hormonais. 

Neste cenário, existem dois tipos principais de estrias:

  • Estrias rubras ou vermelhas: são as mais recentes e costumam apresentar uma coloração avermelhada ou roxa devido à inflamação local. Nesta fase, as estrias têm maior probabilidade de responder positivamente aos tratamentos.
  • Estrias albas ou brancas: são mais antigas, tendo perdido a coloração avermelhada e adquirido uma tonalidade esbranquiçada. Nesta fase, as estrias estão cicatrizadas e podem ser mais desafiadoras de tratar.

 

Quais são os principais tratamentos para estrias?

O tratamento para estria branca ou vermelha e a eficácia de cada método usado pode variar de acordo com o tipo de estria, cor da pele, tempo de existência das marcas e outras características individuais. 

Além do mais, é crucial destacar que não há um tratamento para estrias vermelhas e brancas único e que funcione para todas as pessoas ou tipos de estrias. 

Portanto, um procedimento eficaz deve ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada paciente, levando em consideração fatores como:

  • o tipo e a idade das estrias;
  • o tom de pele;
  • a saúde geral;
  • as expectativas individuais. 

Então, consultar um dermatologista ou especialista em cuidados com a pele é fundamental para determinar o plano de tratamento mais adequado para cada caso.

Tendo isso em mente, conheça abaixo alguns dos principais tratamentos para estria.

 

1. Laser fracionado

O que é: o laser fracionado é um tratamento para estrias que utiliza feixes de luz concentrados para penetrar na pele, o que estimula a produção de colágeno e promove a regeneração celular. 

Para quem é direcionado: este tratamento é indicado para pessoas que desejam reduzir a aparência de estrias, cicatrizes ou rugas.

Vale destacar que ele é mais eficaz em estrias recentes ou de cor mais avermelhada, porém pode oferecer melhorias em estrias mais antigas.

Como é feito: o médico direciona o laser para a área afetada, aquecendo as camadas da pele para estimular a produção de colágeno e remodelar as fibras danificadas. 

 

2. Microagulhamento

O que é: o microagulhamento é um procedimento que utiliza um dispositivo com pequenas agulhas estéreis para criar microperfurações na pele. 

Essas microlesões induzem a produção de colágeno e favorecem a regeneração celular.

Para quem é direcionado: para pessoas que buscam melhorar a aparência de estrias, cicatrizes de acne, rugas finas e textura irregular da pele.

Como é feito: o aparelho de microagulhamento é passado sobre a área a ser tratada, criando microlesões na pele. 

Esse processo estimula a produção de colágeno e aumenta a absorção de substâncias aplicadas na pele, como ácido hialurônico ou fatores de crescimento. Destacamos que geralmente são necessárias múltiplas sessões para obter resultados significativos, e a recuperação varia de acordo com a profundidade das agulhas utilizadas.

 

3. Peeling Químico

O que é: é um tratamento para estrias que utiliza substâncias químicas, como ácido tricloroacético (TCA), ácido glicólico ou ácido salicílico, para promover a esfoliação da pele e estimular a renovação celular.

Para quem é direcionado: para pessoas que desejam melhorar a textura da pele, reduzir a aparência de estrias, manchas, cicatrizes de acne ou rugas finas.

Como é feito: O médico aplica a solução química na área afetada, na qual a substância penetra na pele e provoca uma descamação controlada das camadas superficiais.

 

Principais tratamentos para estrias brancas.

4. Carboxiterapia

O que é: consiste na aplicação subcutânea de dióxido de carbono medicinal por meio de pequenas agulhas, algo que estimula a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio na área tratada.

Para quem é direcionado: para pessoas que buscam melhorar a aparência das estrias, promover a regeneração tecidual e melhorar a circulação local.

Como é feito: o gás carbônico é injetado na camada subcutânea da pele, onde aumenta o fluxo sanguíneo, estimula a produção de colágeno e elastina, e promove a regeneração dos tecidos. 

 

5. Radiofrequência

O que é: é um tratamento para estrias que utiliza energia eletromagnética para aquecer as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade.

Para quem é direcionado: para pessoas que desejam melhorar a flacidez da pele, reduzir estrias, rugas e celulite.

Como é feito: o aparelho de radiofrequência é aplicado na área a ser tratada para emitir calor nas camadas mais profundas da pele. 

Isso estimula a produção de colágeno e elastina, o que resulta em uma pele mais firme e rejuvenescida.

 

6. Intradermoterapia

O que é: envolve a aplicação de pequenas injeções na camada superficial da pele e contém substâncias como vitaminas, minerais, ácido hialurônico ou outras soluções para promover a regeneração e melhoria da aparência da pele.

Para quem é direcionado: para pessoas que buscam melhorar a aparência das estrias, promover a regeneração da pele e estimular a produção de colágeno.

Como é feito: envolve a aplicação das substâncias por meio de injeções na área afetada. 

Essas substâncias estimulam a regeneração celular, melhoram a textura da pele e podem ajudar na redução das estrias.

 

7. Ácido retinoico

O que é: o ácido retinoico é um tratamento para estrias derivado da vitamina A, conhecido por promover a renovação celular e estimular a produção de colágeno.

Para quem é direcionado: para pessoas que buscam melhorar a textura da pele, reduzir a aparência das estrias e aumentar a produção de colágeno.

Como é feito: geralmente aplicado na forma de cremes ou loções diretamente sobre as estrias. 

Ele atua estimulando a renovação celular e a produção de colágeno na pele.

Vale destacar que o tratamento pode levar várias semanas ou meses para apresentar resultados significativos.

 

Antes e depois dos tratamentos de espinhas.

Quais são as expectativas para tratamento para estrias?

As expectativas para o tratamento para estrias, em geral, são melhorias na aparência da pele, como redução na largura, comprimento ou na coloração das estrias.

No entanto, é importante ter em mente que as estrias podem não desaparecer completamente, especialmente as mais antigas e profundas.

Leia também: Celulites: principais causas e como tratar

 

Quais cuidados tomar após um tratamento para estrias?

Após um tratamento para estrias, alguns cuidados que você deve tomar são:

  • evitar exposição direta ao sol na área tratada;
  • manter a pele bem hidratada;
  • evitar exposição a substâncias irritantes;
  • seguir orientações médicas para o seu caso;
  • evitar coçar ou esfregar a área tratada, pois isso pode irritar a pele e prejudicar o processo de cicatrização;
  • manter a regularidade nos tratamentos;
  • fazer acompanhamento regular com o médico para avaliar a evolução do tratamento.

 

Descubra a excelência em tratamentos corporais para alcançar a sua melhor versão.

Dra. Caroline Antunes

Dra. Caroline Antunes é uma renomada Médica especializada em Dermatologia e Cirurgia Dermatológica. É CEO do Grupo Caroline Antunes e da Skin Academy, sendo uma referência no rejuvenescimento natural e no gerenciamento do envelhecimento, além de compartilhar suas técnicas e expertise com Médicos de todo o Brasil e do exterior.